Medicina Comportamental

O que é Medicina Comportamental?

A Medicina Comportamental é uma área multidisciplinar reconhecida desde a década de 1970 pela Academia Norte-Americana de Ciências. Seu objetivo é integrar conhecimentos das ciências biomédicas, cognitivas e comportamentais para promover a saúde, prevenir doenças, auxiliar no diagnóstico, tratar e reabilitar os indivíduos nos diversos aspectos da saúde humana, com especial atenção às dificuldades cognitivas, emocionais e comportamentais.

Essa abordagem se apoia em técnicas baseadas em evidências científicas provenientes das terapias cognitivas e comportamentais de primeira, segunda e terceira geração, além de estratégias complementares como técnicas operantes de relaxamento, biofeedback, meditação concentrativa e não concentrativa, como o mindfulness.

Há mais de duas décadas, o Dr. Geraldo Possendoro dedica-se ao tratamento de pessoas com quadros de Ansiedade intensa que, quando não tratados, podem evoluir para a fase de exaustão do stress. Utilizando recursos da Medicina Comportamental, o tratamento pode ser complementado, quando necessário, com a Medicina Ortomolecular, uma estratégia terapêutica, que visa equilibrar o estresse oxidativo — um processo biológico que se intensifica em situações de estresse prolongado e contribui para o envelhecimento precoce.

Esse cuidado com o equilíbrio bioquímico também oferece um suporte terapêutico complementar e importante para pacientes com doenças inflamatórias crônicas, como doenças autoimunes, HIV, entre outras condições que muitas vezes não respondem de forma satisfatória aos tratamentos convencionais.