No momento, você está visualizando O que é a ansiedade?

O que é a ansiedade?

Essa pergunta pode ser respondida de muitas maneiras. Do ponto de vista da Neurociência do Comportamento e das Terapias de Orientação Científica, a ansiedade é uma emoção que faz parte da nossa vida cotidiana — assim como a tristeza, a raiva, a mágoa, a culpa e o medo.

No entanto, existe uma diferença importante: enquanto outras emoções aparecem em determinados momentos, a ansiedade sempre está presente. Se há tristeza, há ansiedade. Se há medo, há ansiedade. Se há culpa, mágoa ou raiva, a ansiedade também … “está lá”.

Isso acontece porque sua função principal é nos preparar para lidar com riscos e incertezas futuras. Por isso, ela é fundamental para que possamos refletir, revisar crenças, ajustar comportamentos e encontrar caminhos para lidar com situações emocionalmente difíceis.

Nesse sentido que a ansiedade pode ser entendida como uma emoção mobilizadora: ela nos move para a reflexão ou para a ação. Até mesmo quando decidimos “não agir”, isso também é uma forma de comportamento diante da ansiedade.