No momento, você está visualizando O que fazer em uma crise de ansiedade?

O que fazer em uma crise de ansiedade?

A resposta à pergunta “o que fazer em uma crise de ansiedade” é: depende!

Depende do contexto clínico no qual essa crise de ansiedade está ocorrendo ou do qual ela resulta. As crises de ansiedade podem acontecer em muitos contextos clínicos bem diferentes, que vão desde uma abstinência leve de álcool (crises matutinas leves de ansiedade, irritabilidade, popularmente falando), passando por hipertireoidismo, cafeinismo (agravado pelo uso atual dos chamados “energéticos”), ou um processo depressivo em suas fases iniciais.

Uma personalidade com tendências muito controladoras poderá apresentar crises de ansiedade. Qualquer um dos Transtornos de Ansiedade envolve momentos nos quais há crises de ansiedade, e tantas outras situações, até mesmo uma crise gerada por uma dificuldade existencial absolutamente comum, que faz parte da vida, mas cuja intensidade dependerá de como cada pessoa vai gerenciar essas experiências.

Também podem ocorrer por Transtorno do Pânico! Ao meu ver, o risco é (hiper)diagnosticar crises de ansiedade como Pânico, sem uma boa exploração clínica do caso. Enfatizo: trata-se de uma tendência.

Finalmente, a internet está repleta de generalizações e respostas prontas que não correspondem, necessariamente, aos fatos. É necessário muito cuidado por conta dessa situação.

Sendo assim, como esperado, a conduta terapêutica é totalmente dependente de um diagnóstico correto.